+55 11 5573-9539 contato@hiperidrose.com.br

Hiperidrose Crânio-Facial

suor_excessivoA hiperidrose localizada crânio-facial ocorre no cranio (couro cabeludo), face, nuca, colo, ou ambos. Muitas vezes os pacientes ocupam posições de destaque no seu trabalho: liderança em reuniões de trabalho, aulas, palestras, onde são colocadas em evidência.

Muitos pacientes acham que tal condição transmite, muitas vezes, sensação ou impressão de insegurança, nervosismo, mal-estar geral. O problema com o suor pode gerar situações desconfortáveis como ocorre, por exemplo com o ator que, por causa do suor excessivo, não consegue atuar ou sua maquiagem de desfaz na face molhada.

A hiperidrose crânio-facial tem características diferentes: predomina no sexo masculino. A média de idade dos pacientes é mais elevada; frequentemente são pessoas em posição de liderança, chefia, comando, nas quais o suor na face ou na cabeça transmite uma impressão ruim.

O fato concreto é que a hiperidrose crânio-facial é doença que leva à incapacidade de exercer atividade e vida social. Os índices de eficácia são muito altos, porém a indicação cirúrgica é muito mais complexa e requer mais experiência do médico. Há também, peculiaridades quanto a efeitos colaterais, complicações específicas com relação a cirurgia para esse tipo de hiperidrose.

O tratamento bem sucedido da hiperidrose crânio-facial é muito gratificante quando bem sucedido. O paciente recupera sua capacidade laborativa e sua auto-estima. Ganho na concentração e no rendimento, além de maior participação social, profissional, postura em reuniões, etc. Muitos pacientes referem menor preocupação com a observação dos outros.

Para obter bons resultados na hiperidrose crânio-facial há necessidade do bloqueio simpático ser realizado em localização “mais alta”. Tal fato usualmente associa-se ao suor compensatório mais frequente e em maior intensidade, além de outros sintomas de menor significado clínico.

Assim, apesar da maior incidência de efeitos colaterais e complicações na simpatectomia para a hiperidrose crânio-facial, os pacientes onde a indicação cirúrgica é adequada, constituem um grupo onde a satisfação frente ao resultado é bastante elevada.